21 de mar. de 2012


Validade dos Cosmétcos e Maquiagens

Olá meninas , tudo bom ?

Hoje vim mostrar pra vocês , a validade dos cosméticos e maquiagens .


As estatísticas não mentem, 9 em cada 10 mulheres usam maquiagem vencida. Algumas não se dão conta que a maquiagem venceu, outras acham que não há problema. Mas o uso de maquiagem vencida pode ser um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, e pode ocasionar alergias, contaminação ou infecção por bactérias, principalmente na área dos olhos.
O produto vai mudando de cor, cheiro, textura, e quando insistimos em usa-los, podemos desenvolver até uma alergia ou infecção. Se você notar qualquer alteração(por menor que seja) no produto, verifique a validade. Essas alterações são sinal de que a matéria prima está estragando/estragou.
Sendo assim, vou deixar algumas dicas para aumentar a validade da sua maquiagem e alguns cuidados que você precisa tomar:


  • Base e Corretivo
Base e Corretivo
Base Oil Free: 12 meses | Base com Óleo: 18 meses | Corretivo: 18 meses
Mantenha suas bases e corretivos longe do calor, umidade e da luz do sol. Na hora de pegar a base ou corretivo sempre use uma espátula limpa, ou prefira embalagens pump, assim você não contamina o produto.
Quando a base ou corretivo passa da validade ele começa a mudar de cor e textura. Muitos começam a ficar mais escuros e começam a empelotar ou separar os ingredientes(tipo bifásico), e você precisa ficar “misturando” para que ele se torne uniforme novamente. Tá na hora de jogar fora amigo!
  • Batom e Gloss
Batom e Gloss
Batom: 12-18 Meses | Gloss: 6-12 Meses
O batom vencido costuma ficar com cheiro ruim e fica seco. O gloss costuma mudar de textura.
Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais.
  • Pó, Blush, Bronzer, Iluminador
Pó Solto, Compacto, Iluminador, Bronzer e Blush
Pó Solto ou Compacto, Iluminador, Blush, Bronzer e demais produtos em pó: 18-24 Meses
Ser higiênico com suas ferramentas(pincéis ou esponjas) aumenta a duração de seus cosméticos. Se você usar pincéis ou esponjas sujos, pode diminuir a validade deles para 6 meses. Evite usar o mesmo pincel em várias maquiagens e sempre lave após o uso.
As maquiagens em pó são as que mais duram, e você nota que elas estão passando da validade quando elas começam a ficar muito duras e difíceis de aplicar, ou pouco pigmentadas.
  • Sombra, Delineador, Iluminador líquido/creme
Produtos Líquidos ou em Creme
Delineador, Iluminador, Blush, Primer para olhos ou rosto e demais produtos em creme/líquidos: 6-12 Meses
Esses produtos também me deixam chateada. A duração da maioria é 6 meses, e depois disso eles costumam perder a textura e a cor, ficar estranhos, meio bifásico no caso dos líquidos e duros e secos no caso dos cremosos/pasta. Infelizmente eles estragam facilmente, e uma vez que estragou, a melhor dica é jogar fora e comprar outro.
Fechar o produto bem fechado, deixar pouco tempo aberto, longe de umidade, calor, usar ferramentas limpas ajudam a conservar o produto.
  • Sombra em pó ou solta e Máscara para Cílios
Sombra e Máscara
Sombra em pó solto ou compacta: 24 meses | Máscara para cílios: 3-6 meses
As maquiagens em pó são as que mais duram, e você nota que elas estão passando da validade quando elas começam a ficar muito duras e difíceis de aplicar, ou pouco pigmentadas. Quando a sombra vence, você tem praticamente que raspar ela da embalagem para conseguir alguma cor e pigmentação.
A máscara vencida tem um cheiro diferente da nova, e o produto começa a ficar mais duro. A máscara geralmente tem validade de 3 meses após aberto, mas dá para usar até uns 6 meses.
Após os 6 meses ela fica costuma ficar muito seca e consistente, difícil de aplicar, e a proliferação de bactérias e fungos pode causar infecção nos olhos. A consistência e a cor(preta) da máscara são ideais para isso.
Se a sua máscara ficar dura antes dos 5 meses, você pode tentar mergulhar ela  em água quente, com o tubo fechado mesmo, para tentar dar uma derretida nela e fazer ela voltar a consistência original.
Uma dica que ajuda a máscara a não ficar dura é não bombear ar para dentro da máscara, naquela tentativa de pegar mais produto.
A curta validade da máscara me desencoraja MUITO a comprar máscaras caras, e eu prefiro investir nas mais baratas. A dor no coração de abrir a sua máscara Lâncome de 2 meses atrás e ver que ela está super seca é enorme. Uma dica que eu dou é você comprar sua máscara caríssima preferida e guardar o aplicador dela. Higienize, lave bem, use sabonete antibacteriano e use o aplicador para aplicar uma máscara mais baratinha. Muitas vezes é o aplicador que faz toda a diferença.
  • Perfumes e Esmaltes
Esmaltes e Perfumes
Perfumes: 2-5 anos | Esmaltes 8-24 meses
Os esmaltes devem ser mantidos longe do sol e do calor, porque esses destroem a composição dos esmalte e separam os ingredientes causando descoloração. Se você mantiver seus esmaltes na geladeira eles vão durar o dobro do tempo!
Guarde seus perfumes longe do sol e do calor. A luz do sol altera a coloração e o aroma do perfume. Guarde de preferência dentro de um armário.
Outras validades:
Filtro solar: 6 meses | Cremes para o rosto: 6 meses | Produtos para o cabelo: 1 ano
E aí, vamos fazer uma limpeza no cantinho de maquiagem e ver se tudo está dentro da validade?



Espero que tenham gostado !
 Beijos !


0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t